domingo, 10 de maio de 2015

ÒBA 
Orisà guerreira, na natureza está ligada às enchentes, às cheias dos rios, às inundações. Senhora do rio de mesmo nome, na Nigéria, patrocinadora de conflitos, energia que se desenvolve nos coriscos; Òba é a terceira mulher de Sàngó, que dele herdou sua ligação com a energia elétrica. Poderosa, sábia, madura, e realista. Na vida dos seres humanos, ela rege a desilusão amorosa, a tristeza, o sentimento de perda, o ciúme, a incapacidade do homem em ter aquilo que deseja e ama. Òba é a raiva, a solidão, a depressão, o sentimento de abandono.   

Mitologia 
Òba é irmã de Oyá mas não é Oyá! Uma vez banida do reino de Sàngó, Òba se transformou numa guerreira poderosa e perigosa. Costumava vencer todos os seus opositores, com relativa facilidade. Òba também possui grande beleza física, que, aliada à sua determinação, coragem e equilíbrio, fazia dela uma pessoal especial. 

Precauções: cuidado com acidentes domésticos e com fogo. 

Elemento: Água / Fogo . 

Dia da Semana : Quarta-feira . 

Semana Yorubá : Ojo Awo . 

Cor: Vermelha , amarela , branco e coral . 

Saudação : Òba Siré . 

Adorador: Olobás e também Obacis.. 

Metal: bronze . 

Pedra preciosa : Rubi e ametista .    

Profissão: Advocacia , serviço social , letras , psicologia . 

Força da Natureza: Rio, enchentes, pororoca, pedra das encostas. 

Poder: 

Fruto: obí . 

Flor: palmas vermelhas e amarelas. 

Comidas secas: akarajé, feijão fradinho, milho de galinha, farofa de azeite de dendê, ovos de galinha cosidos. 

Aves: Galinha, galinha de angola, patas. 

Quadrúpedes: Cabra, cágado. 

Èèwò: taioba, atarê, marisco. 

Símbolos: Espada, escudo, coroa de cobre, pulseira roliça. 

Indumentária: vermelha , branca e amarela . 

Ritmo: 

Folhas: 
Gbóròayaba – Ipomea pes-caprea Sweet , CONVOLVULACEAE – Salsa Brava. 

Arquétipo 
O arquétipo dos filhos de Òba é o das mulheres valorosas e incompreendidas. Suas tendências um pouco viris fazem-nas freqüentemente voltar-se para o feminismo ativo. As suas atitudes militantes e agressivas são conseqüências de experiências infelizes ou amargas por elas vividas. Os seus insucessos devem-se, freqüentemente, a um ciúme um tanto mórbido. Entretanto, encontram geralmente compensações para as frustrações sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder dos seus bens tornam-se garantias de sucesso. Tendências viris, ambiciosas, buscam nada perder, masculinizadas, forte aparência física, não levam desaforos, julgam-se superiores junto ao marido ou outras mulheres. 

Cargo no Ilé Òba: por não haver relatos dessa casa, provavelmente, poderá alcançar cargos em outros ilés, principalmente no de Sàngó.

Sincretismo: Joana D’Arc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário