ORI:
Combinação de ODU de IFÁ - IRETE (14) e OFUN (16)
"ATEFUN - apelido de Ifá sábio - Adivinhava o oráculo às 401 divindades, estavam indo ao estado de perfeição, o sábio de ORI "adivinhou" oráculo para ORI; ORI estava indo ao estado de perfeição (ÒDE-ÀPÉRÉ), mandou-lhe fazer sacrifício, SOMENTE ORI, O ÚNICO QUE FEZ, O SEU SACRIFÍCIO FOI ABENÇOADO, portanto ORI é maior que todas as divindades, ORI é mais forte que as divindades, somente ORI chegou no estado de perfeição. O iniciado sacrificou! ORI é forte, mais que os orixás."
Para qualquer Yoruba, a palavra ORI tem uso amplo. ORI num primeiro momento quer dizer cabeça; e simboliza também - o ápice de todas as coisas; o mais alto desempenho, portanto contém o superlativo, ou seja, o Zênite. Por exemplo, a cabeça é a parte mais alta e mais importante do corpo humano, é a moradia do cérebro que controla o corpo inteiro. O líder ou chefe de qualquer organização é referido como "Olóri" (a cabeça), ORI é cabeça, cabeça é alta, alto é supremo e o ser supremo é ÔLÔDUMARÊ (Deus maior).
No corpo humano ORI se subdivide em duas colocações:
1) a cabeça física - é o crânio humano, onde está o cérebro que usamos para o pensamento e controle das outras partes do corpo; consciente ou inconsciente; os olhos para tudo ver; o nariz para respirar e cheirar; orelhas para ouvir; a boca para alimentar e falar; a língua para saborear; nossa essência masculina ou feminina está na cabeça, o rosto que dela faz parte nos distinguem uns dos outros, imprimindo uma identidade individual; sem a cabeça o homem e mulher seriam como qualquer "X".
2) a cabeça espiritual está subdividida em mais duas partes, a saber:
CABEÇA ESPIRITUAL:
- APARÍ-INÚ (CABEÇA ESPIRITUAL INTERNA)
- ORÍ-ÀPÉRÉ (santo pessoal, destino ou parte divina de cada um: escolhido no domínio de ÀJÀLÁ - divindade de ORÍ.
ORÍ-ÀPÉRÉ é acumulação de destino individual; Isto é: ÀKÚNLÈYÀN, ÀKÚNLÈGBÁ e ÀYÀNMÓ.
AKUNLEYAN é a parte do destino que cada um escolhe por vontade (livre arbítrio) própria
AKUNLEGBA é a parte do destino o qual está adicionada como complemento de AKUNLEYAN
AYANMO é aquela parte do destino que nunca pode ser mudado. Por exemplo - pais, sexo, karma, etc. Mas Akunleyan e Akunlegbá podem ser melhorado enquanto Ayanmó não pode ser modificado. O destino ORÍ-APÉRÉ está escolhido no domínio de AJALÁ (divindade de Orí).
APARI INÚ é de caráter individual, uma pessoa poderia chegar a terra com bom destino, mas, sem boa conduta; A maldade da cabeça espiritual interna danificará definitivamente o bom destino, o inverso também acontece. Porém o "destino" pode ser modificado, numa certa medida, quando certos segredos são conhecidos, dentro de um contexto e conhecimento da Teologia Yorubana.
Contudo ORÍ é o mais importante entre as divindades. Na ordem de importância - o primeiro é Orí; o segundo é a mãe, e se ela tenha morrido, seu espírito; em terceiro lugar é o pai, e se tenha morrido, o seu espírito; em quarto lugar, IFÁ e a seguir, seu orixá e as outras divindades. (Por Gbolahn Okemuyiwa e Awo Ademola Fabunmi - traduzido por: Adélékè Àdìsá Ògún)
Ser humano - somatória - O Criador, o procriador, procriadora e ser procriado.
Para ser adivinhador, no sentido mais elevado é "SER DIVINO", provido de conhecimento e alguma coisa ainda mais misteriosa.
Os dois sinais da divindade humana ou humanidade divinizada são: predições e milagres. Para ser um Profeta é ver ante mão os efeitos; os quais existem causas, lerem a luz transcendental; fazer milagres é agir sobre agente universal e sujeitá-lo a nossa própria vontade.
Louvação:
ORÓ Ô.
ORI- ÀPÉRÉ.
Aceita oferendas, no “Borí”, na realidade “Ebó Orí”, oferenda a cabeça.
Obí.
Mel,
Dendê,
Água
Angola
Pombos
Sal
Vinho branco doce
Frutas,
Ebô,
Acaçá
Ejá (Pescada Branca, Vermelho).
Em geral todas as comidas secas dos Orixás,
etc.
ORI TBM ACEITA, EJÁ ARO, IGBIN, EFUN, OSUN, IROSUN, GIN (OTI), ATARE,EKÓ, CABRA, BODE,BOI,NOSSA ORI ACEITA TANTA COISA QUE ACHO QUE FALTA ESPAÇO PRA ESCREVER.
ResponderExcluirO QUE IMPORTA É SABER O QUE PARTICULARMENTE ESTE ORI QUER COMER, NÃO EXISTE RECEITA DE BORI E SE A PESSOA REALMENTE VAI ACEITAR TUDO QUE FOR OFERECIDO, POIS DO CONTRÁRIO...
SE A CABEÇA NÃO ACEITA, MELHOR CANCELAR O BORI.
Parabéns Sr. Anônimo!
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau!
E para saber o que Ori quer comer recorremos ao jogo de Obi e novamente ao final da cerimônia para saber se Ori aceitou tudo o que lhe foi ofertado.