domingo, 28 de março de 2010

ORI APERE Ô!

ORI:
Combinação de ODU de IFÁ - IRETE (14) e OFUN (16)
"ATEFUN - apelido de Ifá sábio - Adivinhava o oráculo às 401 divindades, estavam indo ao estado de perfeição, o sábio de ORI "adivinhou" oráculo para ORI; ORI estava indo ao estado de perfeição (ÒDE-ÀPÉRÉ), mandou-lhe fazer sacrifício, SOMENTE ORI, O ÚNICO QUE FEZ, O SEU SACRIFÍCIO FOI ABENÇOADO, portanto ORI é maior que todas as divindades, ORI é mais forte que as divindades, somente ORI chegou no estado de perfeição. O iniciado sacrificou! ORI é forte, mais que os orixás."
Para qualquer Yoruba, a palavra ORI tem uso amplo. ORI num primeiro momento quer dizer cabeça; e simboliza também - o ápice de todas as coisas; o mais alto desempenho, portanto contém o superlativo, ou seja, o Zênite. Por exemplo, a cabeça é a parte mais alta e mais importante do corpo humano, é a moradia do cérebro que controla o corpo inteiro. O líder ou chefe de qualquer organização é referido como "Olóri" (a cabeça), ORI é cabeça, cabeça é alta, alto é supremo e o ser supremo é ÔLÔDUMARÊ (Deus maior).
No corpo humano ORI se subdivide em duas colocações:
1) a cabeça física - é o crânio humano, onde está o cérebro que usamos para o pensamento e controle das outras partes do corpo; consciente ou inconsciente; os olhos para tudo ver; o nariz para respirar e cheirar; orelhas para ouvir; a boca para alimentar e falar; a língua para saborear; nossa essência masculina ou feminina está na cabeça, o rosto que dela faz parte nos distinguem uns dos outros, imprimindo uma identidade individual; sem a cabeça o homem e mulher seriam como qualquer "X".
2) a cabeça espiritual está subdividida em mais duas partes, a saber:

CABEÇA ESPIRITUAL:

- APARÍ-INÚ (CABEÇA ESPIRITUAL INTERNA)
- ORÍ-ÀPÉRÉ (santo pessoal, destino ou parte divina de cada um: escolhido no domínio de ÀJÀLÁ - divindade de ORÍ.
ORÍ-ÀPÉRÉ é acumulação de destino individual; Isto é: ÀKÚNLÈYÀN, ÀKÚNLÈGBÁ e ÀYÀNMÓ.
AKUNLEYAN é a parte do destino que cada um escolhe por vontade (livre arbítrio) própria
AKUNLEGBA é a parte do destino o qual está adicionada como complemento de AKUNLEYAN
AYANMO é aquela parte do destino que nunca pode ser mudado. Por exemplo - pais, sexo, karma, etc. Mas Akunleyan e Akunlegbá podem ser melhorado enquanto Ayanmó não pode ser modificado. O destino ORÍ-APÉRÉ está escolhido no domínio de AJALÁ (divindade de Orí).
APARI INÚ é de caráter individual, uma pessoa poderia chegar a terra com bom destino, mas, sem boa conduta; A maldade da cabeça espiritual interna danificará definitivamente o bom destino, o inverso também acontece. Porém o "destino" pode ser modificado, numa certa medida, quando certos segredos são conhecidos, dentro de um contexto e conhecimento da Teologia Yorubana.
Contudo ORÍ é o mais importante entre as divindades. Na ordem de importância - o primeiro é Orí; o segundo é a mãe, e se ela tenha morrido, seu espírito; em terceiro lugar é o pai, e se tenha morrido, o seu espírito; em quarto lugar, IFÁ e a seguir, seu orixá e as outras divindades. (Por Gbolahn Okemuyiwa e Awo Ademola Fabunmi - traduzido por: Adélékè Àdìsá Ògún)
Ser humano - somatória - O Criador, o procriador, procriadora e ser procriado.
Para ser adivinhador, no sentido mais elevado é "SER DIVINO", provido de conhecimento e alguma coisa ainda mais misteriosa.
Os dois sinais da divindade humana ou humanidade divinizada são: predições e milagres. Para ser um Profeta é ver ante mão os efeitos; os quais existem causas, lerem a luz transcendental; fazer milagres é agir sobre agente universal e sujeitá-lo a nossa própria vontade.

Louvação:
ORÓ Ô.
ORI- ÀPÉRÉ.
Aceita oferendas, no “Borí”, na realidade “Ebó Orí”, oferenda a cabeça.

Obí.
Mel,
Dendê,
Água
Angola
Pombos
Sal
Vinho branco doce
Frutas,
Ebô,
Acaçá
Ejá (Pescada Branca, Vermelho).
Em geral todas as comidas secas dos Orixás,
etc.

2 comentários:

  1. ORI TBM ACEITA, EJÁ ARO, IGBIN, EFUN, OSUN, IROSUN, GIN (OTI), ATARE,EKÓ, CABRA, BODE,BOI,NOSSA ORI ACEITA TANTA COISA QUE ACHO QUE FALTA ESPAÇO PRA ESCREVER.
    O QUE IMPORTA É SABER O QUE PARTICULARMENTE ESTE ORI QUER COMER, NÃO EXISTE RECEITA DE BORI E SE A PESSOA REALMENTE VAI ACEITAR TUDO QUE FOR OFERECIDO, POIS DO CONTRÁRIO...
    SE A CABEÇA NÃO ACEITA, MELHOR CANCELAR O BORI.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sr. Anônimo!

    Concordo em gênero, número e grau!
    E para saber o que Ori quer comer recorremos ao jogo de Obi e novamente ao final da cerimônia para saber se Ori aceitou tudo o que lhe foi ofertado.

    ResponderExcluir