sexta-feira, 26 de março de 2010

Os Mandamentos de Ética nas Religiões de Tradição Afro-Brasileira

MANDAMENTOS DE ÉTICA

  1. Conceitos cristãos de pecado, não fazem parte de nosso universo religioso.
  2. Cada Babalorixá /Iyalorixá ou Dirigente Espiritual cuida de colocar suas próprias normas dentro de suas Casas. Isto ocorre até porque não temos um único Mandatário Supremo, todos são supremos em seus Axés.
  3. Não impossibilita que todos se unam para zelar pelos "Códigos de Ética" que sempre existiram só assim nossas tradições terão um lugar de respeito e credibilidade.
  4. A Umbanda e os Cultos Afro-brasileiros devem manter a tradição religiosa e cultural de seu grupo, sem misturas e enxertos,
  5. Deixem de se preocupar apenas com a parte litúrgica, para também se dedicarem ao bem-estar das pessoas, da comunidade como um todo,
  6. A preservação do meio ambiente, pois somos uma religião ecológica por excelência.
  7. Respeitar a nação do outro, pois todos os segmentos têm origem em comum, na Mãe África
  8. Respeitar os mais velhos e com o diálogo entre as gerações a fim de se tirar o melhor proveito com seriedade e dignidade.
  9. Nas festas religiosas, devemos nos preocupar com nossos convidados e dar-lhes a atenção devida, também fazendo com que todo o Egbé saiba se portar e respeitar.
  10. Não confundam religião com "questões sexuais", temos uma religião liberal que não nos castra. Entretanto, muitos se aproveitam de seus cargos e postos para desfilarem frustrações sexuais e travestirem nossa Religião colocando-nos em descrédito perante as autoridades e à própria sociedade;
  11. Devemos lutar pela união sincera e verdadeira das pessoas interessadas na preservação dos nossos segmentos religiosos. A discórdia, a desunião, a intriga só enfraquece a própria religião.
  12. Cada um deve fazer sua parte, com critérios, com seriedade, com dignidade. Não devemos nos ver como concorrentes, mas como membros unidos de um mesmo corpo. Precisamos acabar com a idéia de que um é melhor que o outro. Para nossos Deuses somos todos iguais.
  13. Vamos lutar para que os Congressos sejam fórum de grandes decisões, de momentos de verdadeiras reflexões, de congraçamentos, de bons e felizes reencontros e não que deixemos nossos lares para nos degladiar.
  14. Não devemos confundir pontos de vista diferentes com geração de ódio. Isso não é ético;
  15. Vamos valorizar com toda sinceridade as diferentes formas tradicionais dos cultos afros. Lutemos por uma união e não por uma unidade.
  16. Resgatar a língua de cada culto.
  17. Usar nossos títulos corretamente.
  18. É de suma importância zelar pela dignidade da tradição e cultura Afro-brasileira;
  19. Somos todos tradicionalistas, desde que sigamos nossos rituais e costumes legados por nossos antepassados. Esta é uma postura ética que precisa ser levada em conta: da Umbanda, do Kêtú, do Mina Jêje, do Ifon, da Angola, do Jêje Mahi, do Omolocô, do Nagô Egbá, do Alakêtú, do Mina Nagô, da Encantaria, da Tradição de Orixá ou do Fanti-Ashanti,
  20. A exploração que alguns sacerdotes fazem com seus filhos é imoral. Tenta-se criar a idéia de que quanto mais dinheiro, mais axé, e assim torna-se comércio.
  21. "Jogo de Búzios" hoje feito em praças públicas, viadutos, feiras esotéricas, shoppings, que tanto entristecem os tradicionalistas.

2 comentários:

  1. Sr.(a) Anônimo

    O que?
    Ou você não está entendendo nada ou seu prazer é tumultuar ou ainda tem sérios problemas mentais?!
    Saiba mais: estes mandamentos foram criados em reuniões do INTECAB/SP na p´resença de grandes lideranças religiosas do estado de São Paulo e divulgada em Congressos pelo então Estimado e Saudoso Pai Francelino de Xapanã.
    Agora, quem ou oque é "lookko"?

    ResponderExcluir