terça-feira, 18 de maio de 2010

OGUN



ÒGÚN

É um Òrìsà Odé como seu irmão Òsóòsì. É esta a razão de viverem assentados no mesmo Ilé Àse dentro dos candomblés de origem Ketu. O título de Rei dos Reis dos Yoruba lhe foi passado por Odùdúwà, que foi o Òrìsà encarregado por Olórun de criar a Terra. Na realidade, Ògún é considerado o Deus Nacional dos Yorubas. É o Òrìsà das contendas. Seu nome traduzido para o português, significa luta, briga batalha.

Ogun ko ni je o si ewu lona wa

Com a proteção de Ogum não haverá nenhum perigo em nosso caminho.

A tradição narra que Ogum era caçador e costumava descer do Orum por meio de uma teia de aranha, para caçar. Narra ainda, que quando todas as divindades vieram ao mundo, tiveram dificuldades para encontrar o caminho, competindo a ele abrir clareiras na selva com seu facão mágico, para que pudessem passar. Em conseqüência disso, foi aclamado por todos como Osin Imale, chefe entre as divindades. É reverenciado também como Asiwaju, aquele que a frente.

Ogum é considerado muito feroz. Qualquer contrato ou juramento selado em seu nome deve ser cumprido. É costume tradicional beijar um pedaço de ferro ou morder uma chave para demonstrar compromisso com a verdade e a justiça, em nome de Ogum. Caso o compromisso não seja cumprido ou haja juramento falso, considera-se que o faltoso sofrerá sérias conseqüências.

Seu santuário é construído na parte fronteira das casas e oficinas de ferreiros. Tem por símbolos mais importantes o ferro, a rocha, fragmentos de metal, a planta peregun (dracaena fragrans), a presa do elefante ou sua cauda. Aceita em sacrifício aves, tartaruga, carneiro, obi, orobô, cará, óleo de palmeira e, preferivelmente, cachorros. Sua bebida favorita é o vinho de palmeira.

Mitologia
Ògún é filho de Yémoja e irmão mais velho de Èsù e Òsóòsì. Por este último nutre um enorme sentimento, um amor de irmão verdadeiro e poderoso, capaz de matar e aniquilar quem puser em risco a tranqüilidade de seu irmão Òsóòsì. Há quem diga até, que Ògún zela mais pelos filhos de Òsóòsì que pelos seus próprios, tal é o sentimento que ele tem pelo irmão.

Precauções
Os filhos de Ògún devem ficar longe de bebidas, conflitos e intrigas. Tomar cuidados com acidentes, que são muito propensos.

Elemento: Terra (o ar e a água também são de Ògún)

Dia da semana: Terça-feira.

Semana Yorubá: Ojo Isegun.

Cor: Azul escuro e/ou Verde folha.

Saudação: Ògún Ye Pata Kori.

Adorador: Ològún.

Metal: Ferro, Aço e Bronze.

Mineral: Diamante.

Pedra preciosa: Opala.

Profissão: divindade do ferro, da guerra e da caça, é patrono dos ferreiros, caçadores, guerreiros e todos os que lidam com ferro e aço, incluindo-se entre eles os profissionais que realizam tatuagens e circuncisões, os policiais e os cirurgiões. Militares, diplomatas, advogados, administradores, analistas de sistema.

Poder: Estradas.

Força da natureza: Ferro.

Fruto: Manga-espada, Obi, (em geral frutas de caroço único).

Flor: Palma vermelha.

Símbolos: Espada (AGADA) e Coroa (AKORO).

Indumentária: Saiote de chitão estampado, coraça e folhas de dendezeiro, branco, azul escuro e claro, verde escuro e claro, vermelho.

Comidas: - Seca = Inhame africano, Eran panteré, Milho vermelho, Côco.
- Ave = Galo avermelhado, conquem, pato.
- Quadrúpede = Bode avermelhado, cachorro, miúdos de boi.

Èèwò: Caça.

Ritmos: Agere, Ilu, Ego, Adahun, Hamunyia.

Folhas: A folha do Mariwo é um de seus emblemas, pois se veste com as palmas do Igi Ope. Bebe o vinho de palma extraído da palmeira Igi Oguro.

ÀTÒRÌ (Psidium goiava Rad. MYRTACEA) Goiabeira.
EWÉ BONOKÓ (Sebastiania brasiliensis Muel. EUPHORBIACEAE) Capixaba.
EWÉ IDÁ ÒRÌSÀ (Sansevieria zeilanica Willd. AGAVACEAE) Espada de São Jorge.
EWÉ OJÚSÀJÚ (Petiveria alliacea L., PHYTOLACACEAE) Guiné, Tipi.
EWÉ PÈRÈGÚN (Dracaena fragans Gawl, AGAVACEAE) Nativo.
EWÉ TÈTÈ (Amaranthus viridis L., AMARANTHACEAE) Bredo - Caruru-de-porco.
EWÚRO (Vernonia bahiensis Toledo, COMPOSITAE) Àlùmón.
ÒKIKÀM / ÈKIKÀ (Spondias mombin L., ANACARDIACEAE) Cajazeira.
ÒRÓ Ò ÌMBÓ (Mangifera indica L., ANACARDIACEAE) Mangueira.
SEGÚNSÉTÈ / PÃPÀSÁN (Portulaca oleracea L., PORTULACACEAE) Beldroega - Amor crescido.
TENÚBE (Eclipta Alba Hassk, COMPOSITAE) Botão-de-S. Antonio.
ÀJÓBI FUN FUN ou JINJIN (Lithrea molleoides Engl. ANACARDIACEAE) Aroeira branca.

Arquétipo: O arquétipo de Ògún é o das pessoas violentas, briguentas e impulsivas, incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vítimas. Das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Daquelas que nos momentos difíceis triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda esperança. Das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos. Finalmente, é o arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por certa falta de discrição quando lhes prestam serviços, mas que, devido a sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.
Nada temem, são atléticos, agressivos e de mau humor, como maridos são brutais e insensíveis, viris e conquistadores, agem sem pensar, ofendem-se facilmente, insistentes naquilo que desejam emotivos, impacientes e brigões, arrependem-se facilmente, não suportam roupas que prendam seu pescoço e seus movimentos, gostam de comer e beber bem, temperamento difícil, muita iniciativa. Quando com fome, são insuportáveis.

Cargos do Ile Ogun: Balogun,
Sincretismo: Santo Antônio, São Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário