domingo, 9 de janeiro de 2011
OBI (cola acuminata)
Obi é um fruto sagrado insubstituível. Sem ele não se faz nenhuma obrigação, nenhuma confirmação, para os ORIXÁS. Ele é necessário para confirmar as obrigações feitas à nossa cabeça (ORI), para dar comida aos ORIXÁS, confirmar o IBÁ. O mais importante do OBI é sua resposta de afirmação se sua obrigação foi aceita. Ele também dá respostas quanto a casamentos e viagens, enfim confirmações em geral, que dependem de um sim ou não. É imprescindível entender que dentro do OBI de quatro gomos, Obi Abatá, existem dois casais. O Sacerdote deve reconhecer quais são os machos e quais são as fêmeas. Se por acaso o OBI estiver com menos de quatro partes, não pode ser jogado em hipótese nenhuma, mas ele serve para ser posto no IBÁ de OXALÁ para pedir proteção e boa sorte para o filho desse ORIXÁ, ou para ser torrado e pilado com oito favas de Aberê (fava de OXUM) e fazer um pó como proteção espiritual e ser usado na cabeça ou no corpo.
Se por acaso ele tiver mais de quatro partes, deve-se tirar a que estiver a mais (devendo ficar dois casais) e a oferecer a EXÚ. Caso o OBI tenha quatro machos ou quatro fêmeas é sinal de boa sorte. Quando isto acontecer, se por acaso o quinto for diferente (Ex: quatro machos e uma fêmea), esta última diferente também deve ser retirada e oferecida a EXÚ, daí então se joga com os quatro gomos machos. Não é permitido passar a faca no OBI, pois ele já vem com seus gomos delineados pela própria natureza e estes devem ser obedecidos. Passar a faca no OBI é contra o AXÉ sendo que os ORIXÁS podem se revoltar. O OBI nunca deve ser trocado por qualquer outra coisa.
O OBI é tão sagrado e importante, que quando o Pai ou a Mãe de Santo não quiser mais falar com seus filhos, estes se o enrolarem numa folha de Odundun (folha da costa) e o colocarem aos pés do Pai de Santo, este é obrigado a falar com ele, e até fazer as pazes e definir situações.
Não é permitido jogar o OBI em pratos ou no chão sem água, pois a água representa o início de tudo, ela é o AXÉ.
Para se descascar o OBI deve-se fazer de forma respeitosa, devido ao fato de que o OBI foi dado aos seres humanos por DEUS. Ao OBI é dado o status de ORIXÁ por causa do seu poder de ver o presente, o passado e o futuro. Quando retirarmos a casca do OBI devemos dizer: “AGO OBI “.
Primeiro derrama-se três gotas de água no chão, acompanhando esse ato com as seguintes palavras: Omi tutu - (água fresca)
Ilê tutu - (para refrescar a terra)
Tutu ORIXÁ - (para refrescar o ORIXÁ)
A seguir se faz a seguinte SAUDAÇÃO: Ibá Olodumare
Ibá Orunmilá Babá abgomiregun
Ibá Origun mererin ayê
Ibá Okanleriniwon Irunmolé
Ibá Orixá ojá
Ibá Olojô Oni
Ibá Agbálagbá
Ibá Omodê
Ibá fun kabíesí ti xé alabô mi
Ibá fun Iyá mi eleiyé
Ibá Oluô ará orun
Mojubá, mojubá, mojubá.
Então, molham-se as palmas das mãos, toca três vezes o chão e diz:
Ilê mo pué, Elegbá mo pué. - (Terra eu te saúdo, EXÚ eu te saúdo).
As pessoas que estiverem presentes respondem:- Akueyé mo kuo - (com honra eu saúdo).
Kosi ku - (que não haja Morte).
Kosi arun - (que não haja doença).
A seguir joga-se o OBI dizendo:- Obi re ô
Obi k’e no
Obi Elegbá. (ou o Orixá que for o caso).
As caídas do OBI / seus ODUS / seus ORIXÁS / e seus significados:
04 abertos: ALAFIA / OXALÁ;ORUMILÁ; XANGO / SIM.
É necessário jogar uma segunda vez para se ter certeza do destino correto, pois OXALÁ precisa do apoio de outros para alcançar seu destino.
03 abertos: ETAWÁ / OGUN; EXÚ; OXOSSI; XANGO / TALVEZ (+/-)
Nesta situação é sempre necessário jogar o OBI uma segunda vez.
02 abertos: MEJI ou EJIFÉ ou EJIOGBE / EXÚ;OXALÁ;YEMOJA;OXUN;IBEJI/SIM. Não é necessário jogar uma segunda vez, pois EXÚ adverte:- “Não pergunte o que você já sabe!”.
01 aberto / OKANRAN / OYÁ; EXÚ; EGUN; XANGO / NÃO
Um aberto, sinal que ainda existe um caminho. Só se joga uma vez. Nesta situação o Pai de Santo tem obrigação de colocar a mão no chão e depois no peito alternadamente três vezes.
04 fechados / OYEKU / OBALUAYIE; EGUN; OYÁ; OLOKUN / NÃO
O aparecimento deste ODU no jogo é um sinal de que alcançamos as fronteiras do desconhecido. Não se joga uma segunda vez.
Os gomos de OBI devem ser jogados de uma vez, isto é simultaneamente. Não é permitido manipulá-los, ou seja, retirar só os que estão para baixo e jogá-los sozinhos.
Deve se jogar o OBI até conseguir o ALAFIA (permissão). Se cair muitas trevas ou se estiver demorando muito para a confirmação é preciso mudar do prato para o chão ou vice-versa, ou passar um EKÓ (acaçá) no corpo do filho, voltando depois a jogar o OBI, até se obter sua permissão para iniciar a obrigação.
O OBI é tão sagrado para o candomblé quanto à hóstia é para a Igreja Católica.
O OBI serve também:
- como amuleto, podendo ser posto no bolso para viagens.
- ser oferecido a um ORIXÁ, ele será aceito como uma grande oferenda.
- ser mastigado, pois está provado que é bom para o coração e depurativo do sangue.
- ser oferecido aos ORIXÁS nas obrigações e assentamentos.
04 gomos = OBI ABATÁ (Awe merin).
02 gomos = OBI GBANJÁ.
02 gomos machos = AKO.
02 gomos fêmeas = OBI.
OMO - ODUS
Agora vamos ver os ODUS secundários, os ODUS - filhos, que são o resultado das interações entre os cinco esta interação entre os ODUS existe porque alguns deles, pela sua natureza precisam do apoio de outro para ser considerado firme e completo. Este é o caso de ALAFIA que, apesar de ser um ótimo ODU, precisa de um apoio para se estabilizar e de ETAWÁ que, pelo fato de gerar uma dúvida, sempre necessitará de outro para termos certeza do resultado. Como resultado da união de ALAFIA e ETAWÁ com eles mesmos e com os outros três, temos dez OMO - ODUS, que são os seguintes:
ALAFIA / ALAFIA: É uma resposta muito positiva. ALAFIA MEJI nos fala que um compromisso total, de um julgamento sóbrio e com movimentos medidos, nos assegurará um resultado positivo. Controle e reserva são necessários do princípio ao fim. Nesse ODU, duas cabeças sábias se combinam, agindo como se fossem uma, para o sucesso da causa.
ALAFIA / ETAWÁ: É uma resposta positiva. Este ODU fala de pensamentos claros e planejamentos saudáveis, arrumando o cenário para a luta que virá. Nossa saída vitoriosa será o resultado direto deste tipo de planejamento. A estratégia bem pensada de ORIXALÁ é brilhantemente executada por XANGÓ, o comandante impetuoso .
ALAFIA / EJIFÉ: É uma resposta positiva. Este ODU combina as deliberações acertadas de ORIXALÁ, com a certeza “o que será, será” de EXÚ. Todas as possibilidades sendo iguais, o pensamento e a ação reta, certamente conduzirão a um resultado satisfatório.
ALAFIA / OKANRAN: É uma resposta negativa. Esse ODU nos mostra que mesmo os planos de uma cabeça fresca e sábia podem ser frustrados por um evento inesperado. Ele nos diz que nossas deliberações não foram completas o bastante para incluir todas as contingências.
ALAFIA / OYEKU: É uma resposta negativa. Esse ODU nos alerta para o fato de que nenhuma maneira de planejamento ou de preparação pode suprir alguém para negociar com adversários tão implacáveis. Mudamos da calma para a tempestade, sem o menor aviso.
ETAWÁ / ALAFIA: É uma resposta positiva. Esse ODU nos diz que devemos primeiro trabalhar muito, antes que possamos pacificamente desfrutar do resultado do trabalho. Este ODU relembra o ditado africano, “EXÚ prepara o caminho, XANGÔ avalia como viver no caminho, ORIXALÁ conhece a razão para o caminho”. Este é um ODU de crescimento. XANGÔ evolui de um guerreiro viajante, para um rei sentado no trono. Neste ODU, a luta leva à iluminação e a paz.
ETAWÁ / ETAWÁ: É uma resposta positiva. ETAWÁ MEJI nos fala de lutas por cima de lutas. O sucesso só é assegurado se a vigilância constante e inflexível for mantida. Qualquer relaxamento deste estado de alerta total pode significar fracasso. XANGÔ não aceitará desculpas nem súplicas. AGANJU providencia para nos conduzir por sobre os obstáculos espalhados no nosso caminho.
ETAWÁ / EJIFÉ: É uma resposta positiva. Esse ODU descreve uma situação onde a luta leva ao sucesso garantido. Este ODU nos lembra do papel de EXÚ como o último árbitro de qualquer disputa. Com ele do nosso lado, não podemos esperar mais nada, além do pressentimento definido de sucesso.
ETAWÁ / OKANRAN: É uma resposta negativa. Esse ODU mostra que só um elemento inesperado pode causar a derrota em qualquer luta. EXÚ vira a balança e nós perdemos. Devemos reagrupar e procurar uma rota alternativa para o sucesso. Nós lutamos e no final continuamos lutando para colocar as coisas no lugar.
ETAWÁ / OYEKU: É uma resposta negativa. Esse ODU nos sinaliza que nós estamos aferrados à nossa própria destruição. Nosso inimigo está apoiado por forças que não temos esperanças de superar. Nenhuma quantidade de manha, vivacidade ou firmeza nos ajudará a encontrar um caminho na terra das sombras. Nós lutamos na escuridão.
O JOGO DE OBI:- utilizando a sexualidade da noz (ÁFRICA):
1)- 1 gomo masc. aberto - IDARA / YARA = Saúde; Salvação; Triunfo.
2)- 1 gomo fem. aberto - AJÊ = Riqueza; Dinheiro.
3)- 1 gomo masc. e 1 fem. abertos - EJIRE = Amizade.
4)- 2 gomos masc. abertos - AKO ORAN = Crime; Disputas; Brigas. É o nosso Okanran.
5)- 2 gomos fem. abertos - ERO / YEYE ORAN / TABI AILAGBARA = Calma; Alegria; Franqueza.
6)- 2 gomos masc. e 1 fem. abertos - AKITA = Sucesso depois de dificuldades.
7)- 1 gomo masc. e 2 fem. abertos -OBITA = Neutro.
8)- 2 gomos masc. e 2 fem. abertos - OFUNTABI ALAFIA = Bem estar geral. É o nosso Aláfia.
9)- Nenhum aberto - ODI IDIWO = Impedimento.
10)- Caindo uns pôr cima dos outros = Confirma a caída anterior.
Outros significados
Existem outros valores ligados a determinados agrupamentos. Esses agrupamentos ocorrem quando os pedaços de OBI caem juntos, formando um monte ou um sobre o outro. Os agrupamentos só são significativos quando ocorrem na caída dos ODU ALAFIA, ETAWÁ e EJIFÉ dois gomos de OBI superpostos , ambos mostrando o lado aberto. Significa que a sorte, em forma de dinheiro, está ligada a esta resposta.
dois gomos de OBI superpostos, o de baixo mostra o lado fechado e o de cima o lado aberto. Significa sorte, mas cuidado com o que virá depois.
dois gomos de OBI superpostos, o de baixo mostra o lado aberto e o de cima o lado fechado. Significa sorte encoberta e bloqueada.
os quatro gomos de OBI caem juntos formando um monte. Isto significa que uma boa sorte geral está a caminho. Algumas vezes, acontece de um gomo de OBI ficar de lado, ou de pé sem cair direito. Quando isso ocorre, quer dizer que a pergunta não foi bem formulada, e precisa ser repetida.
DESCRIÇÃO: A noz-de-cola é o fruto das plantas pertencentes ao género Cole da subfamília Sterculioideae (Malvales). As variedades mais comuns são obtidas de várias árvores do oeste da África ou da Indonésia, como Cola nitida ou Cola vera e a Cola acuminata. O grupo contém um total de 125 espécies.
Possuindo um gosto amargo e grande quantidade de cafeína, a noz de cola é usada por muitas culturas do oeste africano, tanto individualmente quanto em grupo. Muitas vezes é usada cerimonialmente ou dada para convidados. Também é chamada pelos nomes de abajá, café-do-sudão, cola, mukezu, obi, oribi, orobó e orobô.
INDICAÇÃO: As sementes têm ação estimulante, regularizadora da circulação. Atuam como um tônico revigorizante, excitante do sistema nervoso e muscular. É também antidiarréica e usada nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas, sobretudo nas perturbações funcionais do coração, debilidade física, mental e sexual, estimulante, melancolia, depressão.
COMO FAZER/BEBER: Uma colher de chá de pó misturada com café, chá, ou chocolate quente, dá-te um pouco mais de vitalidade. Para um verdadeiro impulso energético tomar 2 colheres de chá.
Pesquisa realizada pelo Profº. e Babalorixá CARLOS OXUN YÓMI de CAMARGO, em 16 de Março de l.988.
ATENÇÃO: A utilização do jogo só permitida àqueles que já foram iniciados no Orixá e estão com sua obrigação de 03 anos em dia! Fora desse caso não se atreva a manipular o jogo de Obi para não: prejudicar o próximo ou até mesmo você, atrair a Ira de Exú e ainda a negatividade em seus caminhos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito legal! Entretando, nada é insubistiuivel... caso isso fosse possivel a religão estaria com p prazo de validade quase vencido.
ResponderExcluirdevemos considerar as dinamicas e modificações sociais e cultarais... assim como, por sua vez, o sucesso de qualquer religião existente até hoje é devido a suas articulaões e adaptações.
Gostei do resto do texto ;)
grande abraço!