terça-feira, 8 de junho de 2010

OSSÃE


OSÁNYÌN

Osányìn é originário de Iraô (Nigéria) perto da fronteira com o ex – Daomé.
É a mágica das folhas, tornando mágica, também, sua convivência com os seres humanos. É o Orixá das folhas. Divindade da Medicina. Senhor do conhecimento místico e curativo das ervas. Sem este Orixá nada se faz na religião dos Orixás, Kosi Ewé, Kosi Òrìsà (Não tem folha, não tem Orixá). Seu assento, como o de ÈSÙ é obrigatório em todos os templos.

Mitologia: Filho de Nàná e irmão de Omolú, Òsùmàrè e Ewá. Sempre foi muito circunspecto, introvertido e pensativo. Ainda jovem, partiu para a floresta – que sempre o atraiu – e lá estudou as plantas, as árvores e aprendeu o segredo das ervas, cuidando dos animais feridos e fazendo experiências.
Deteve, assim, o domínio do poder das ervas. E sempre que algum outro Orixá precisa-se de alguma planta ou ervas devia, em primeiro lugar, pedir autorização a ele, Osányìn, O SENHOR DO VERDE.

Lenda: Foi Orunmilá quem deu nome a todas as folhas. Assim Orunmilá nomeou todas as folhas naquele dia. Ele disse, você Ossãe carregue todas as folhas para a terra, volte, e iremos para terra juntos. Foi assim que Orunmilá entregou todas as folhas para Ossãe naquele dia. Foi ele quem ensinou a Ossãe o nome das folhas apanhadas.
Olodumaré deu a Ossãe todo o poder das folhas, o qual ele guardava em uma cabaça
pendurada em um galho de árvore.

Um dia Xangô se queixou a sua mulher Oyá (Iansã), deusa dos ventos, que só Ossãe conhecia o segredo de cada uma das folhas e que os demais Orixás estavam no mundo sem possuir nenhuma planta. Oyá levantou sua saia e agitou-a, um vento violento começou a soprar e derrubou a cabaça de Ossãeno chão quebrando-a.

Ossãe, ao perceber o que aconteceu, gritou – Ewéo! (Oh! As folhas! As Folhas!) Eu Eu o, mas não pôde impedir que os demais Orixás pegassem as folhas e as dividisse entre eles, mas os Orixás não tinham o conhecimento das ervas e até hoje precisam de Ossãe para usá-las em seus rituais, ficando seu Segredo a salvo.
Precauções: Tomar, sempre, muito cuidado com o mar, com lugares altos, com eletricidade e com multidões. Há sempre o perigo com doenças mentais.

Elemento: Terra.

Dia da Semana: Terça – feira.

Semana Yorubá: Ojo Isegun.

Cor: Verde, Preto e Branco.

Saudação: Assá Ô, Ewé Agê.

Adorador: Olosányìn.

Metal: Cobre.

Mineral: Turmalina.

Pedra Preciosa: Esmeralda.

Profissão: Medicina, veterinária, farmácia, astronomia, física, química, geologia, biologia.

Poder: Defensor da Saúde.

Força da Natureza: Flora (dono do segredo de todas as folhas), defensor da saúde e conhecedor das folhas, com fins litúrgicos e medicinais.

Fruto: todos os frutos silvestres, abóbora e obí.

Comidas Secas: Feijão preto, feijão fradinho, milho branco, milho vermelho, akasas, mel e fumo de corda. Gosta muito, também de pinga com mel.

Aves: Galos, frangos arrepiados, galinhas de angola e pombos.

Quadrúpedes: Bodes.

Èèwó: Sangue.

Flor: Palmas e Croton.

Símbolos: Cajado em forma de árvore; ferro de 7 pontas, sendo que a haste central é maior, encimada por um pássaro e contornada pelas outras 6 hastes; símbolo este que representam as 7 árvores em que as Iya Mi pousaram.

As 07 Árvores escolhidas pelas Iyá Mi Eleiés:

1. Orobô (Luô): Vida longa e vitória sobre todas as coisas. Resposta positiva.
2. Arerei: Não terá sossego nem prazer; tomaremos tudo; pouco vai conseguir dormir...; não terá sorte no amor.
3. Ose: Tudo o que a pessoa quiser para o bem, lhe será dado pelas Iyamis. Tudo, tudo!
4. Ìrokò: Estaremos meditando, meditando, pensando muito sobre o que fazer. Sim ou não? Talvez.
5. Iyá: Se for caso de saúde ou risco de vida? Não há esperança! Mandaremos para o orum.
6. Obobo: Caso alguém estiver jurado de morte, este alguém será perdoado...
7. Assurim: Caso consiga nos encontrar sobre esta árvore, que sorte a de quem pergunta! Daremos tudo, tudo, sem pestanejar!

Indumentária: Verde, Branco, Verde claro, palha da Costa e folhas de várias espécies.

Ritmos: Agere, Ilu, Ìjèsà, Hamunyia.

Folhas: Todas as folhas sem exceção, antes de pertencer a qualquer Orixá, pertencem a este Orixá, Senhor Supremo da Flora.
Patioba - Xanthosoma athovireus Koch et Bouche APACEAE - Patióba.
Àbàrá òkè – Vanilla palmerum Lind. , ORCHIDACEAE - Baunilha de nicuri.
Akòko – Nerubouldia laevis Seem . , Bignoniaceae – Akoko.
Àrìdan – Tetrapleura tetraptera Taub. , LEGUMINOSAE – Aridã.
Ewé Bojútónà – Phyllantus niruri Hit. , EUPHORBIACEAE – Quebra-Pedra.
Ewé Lárà Funfun – Ricinus communis L. EUPHORBIACEAE – Mamona / Carrapateira.
Ewé Lárà Pupa – Ricinus sanguneus Hoot. EUPHORBIACEAE – Mamona vermelha.
Ewé Okówò - Drymaria cordata Willd , CARIOPHYLACEAE – Erva-vintém.
Ewé Òwérén-jèjé – Abrus precatorius L. , LEGUMINOSAE – Jequiriti.
Ìtá – Eugenia uniflora L. , MIRTACEAE – Pitangueira.
Obi – Cola acuminata Schott & Endl. , STERCULIACEAE – Obi.
Ogbó – Periploca nigreceus Afzel , ASCLEPIADACEAE – Obó.
Órógbó – Garcinia kola Heckel , GUTIFEREAE – Orobô.
Sení – Polygala paniculata A . W . Bennett , POLYGALACEAE – Barba de S. Pedro.
Ígún – Solanum paniculatum L. , SOLANACEAE - Jurubeba roxa.

Arquétipo: O arquétipo dos filhos de Osányìn é o das pessoas de caráter equilibrado, capazes de controlarem seus sentimentos e emoções. Daquelas que não deixam suas simpatias intervirem nas suas decisões ou influenciarem as suas opiniões sobre as pessoas e acontecimentos. É o arquétipo dos indivíduos cuja extraordinária reserva de energia criadora e resistência passiva ajudam-os a atingir os objetivos que fixaram. Daqueles que não tem uma concepção estreita e um sentido convencional da moral e da justiça. Enfim, daquelas pessoas cujo julgamento sobre os homens e as coisas são menos fundados sobre as noções de bem e de mal do que sobre as eficiências. Sào frágeis, saúde delicada, sonhadores, esquisitos e desligados preservam a liberdade, prestativos, carentes, desinteressados, ligados à família, mas gosta de viver de forma independente.

Frase: Ewe nje (folha funciona)
Ogun nje (remédio funciona)
Ogun ti o je (remédio que não funciona)
Ewe re ni ko pe (é por que tem folha faltando)

Cargo do Ilé Osányìn: Babalossain.
Igbá Ossain Fotografia Pierre Verger - Salvador - BA.
Sincretismo: São Benedito.

Arte: Eleié - objeto - Mestre Didi - Salvador - BA.

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